FAIXA CdTE SUGEN SEEDUC-RJ
Formação Pela Escola

Ilustração do Programa Formação Pela Escola

O Formação pela Escola é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
Os cursos de formação vêm sendo realizados para capacitar os participantes a respeito dos Programas:
::: PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola;
::: PNATE – Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar;
::: PLi – Programa do Livro;
::: PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.
O Formação pela Escola é organizado em cursos modulares de 40 h cada e compõe-se de um módulo de Competências Básicas, com a temática o FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica, obrigatório a todos os participantes; e quatro módulos temáticos (PDDE, PNATE, PLi e PNAE), que poderão ser escolhidos conforme o interesse do participante.
Poderão participar do programa gestores, conselheiros, diretores, professores, merendeiras, pais de alunos, representantes da comunidades e todas as pessoas envolvidas com os programas do FNDE e interessadas em melhorar a utilização dos recursos públicos na educação.
Esse curso é fruto de uma parceria entre o FNDE e a Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC). Além disso, os Coordenadores Estaduais de Educação a Distância desempenham um importante papel em sua construção.
O Formação pela Escola possui um “sistema de apoio à aprendizagem” organizado em três níveis:
1. Tutoria Municipal: localizada no município, é responsável pelo acompanhamento e orientação pedagógica dos cursistas;
2. Tutoria Especial: constituída pelos especialistas responsáveis pelos programas do FNDE nos estados. Orienta técnica e pedagogicamente a Tutoria Municipal quanto aos conteúdos, quando necessário;
3. Coordenação de Tutoria: integra a Coordenação Estadual do Programa e tem como principal função acompanhar, monitorar e avaliar a Tutoria Municipal.

Em nosso Estado este projeto está sob responsabilidade da Coordenação Estadual de Informática Educativa.

Conheça o Site do Programa:
http://www.fnde.gov.br/home/index.jsp?arquivo=formacao_pela_escola.html

Barra Finalizando a página

Coordenação de Tecnologia Educacional do Estado do Rio de Janeiro