FAIXA CdTE SUGEN SEEDUC-RJ
Mídias na Educação: Curso de Formação Continuada SEED-MEC/SEEDUC-RJ/UNDIME

A Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação - SEED/MEC, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME, está promovendo a 4ª Oferta do Programa de Formação Continuada em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO que será realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Logomarca do Mídias na Educação

 



PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

Todo o processo de inscrições e seleção dos professores da Rede Pública no Estado do Rio de Janeiro está sendo feito exclusivamente aqui, pelo SAPI. Os interessados não devem enviar dados por e-mail nem qualquer outro tipo de canal que não este aberto pela SEEDUC-RJ/UNDIME.

DAS INSCRIÇÕES:

Pela área interna do SAPI:
Quem já é cadastrado basta acessar e clicar no botão INSCRIÇÕES, logo na entrada de seu PERFIL SAPI.
Quem não é cadastrado basta fazer seu CADASTRO SAPI e receber login e senha na hora para acessar e inscrever-se.

Prazo:
De 01/06/2010 a 29/06/2010
Após as 2000 primeiras, continuamos com inscrições abertas, formando uma relação de espera para substituição em casos de desistências, que sempre acontecem.

Critério de Seleção - Por ordem de inscrição:

Os interessados serão escolhidos por ordem de inscrição, ou seja, quem fizer sua incrição primeiro, até preencher a última vaga. Caso haja desistências ou cancelamento de inscrições por quaisquer motivos, serão chamados outros candidadtos também por ordem de inscrição.

Vagas:
São oferecidas 2.000 vagas, sendo:
- 1.000 para a UFRJ e
- 1.000 para a UFRRJ.
Obs: Dentre outros, o principal critério para distribuição dos Inscritos pelas Universidades será o título de Graduação. Os graduados serão encaminhados para curso de 180 horas na UFRJ de acordo com a ordem de inscrição.

 

DO CURSO:

Mídias na Educação é um programa de formação a distância, modular, dedicado ao uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação e principais mídias contemporâneas – TV e vídeo, informática, rádio e material impresso – de modo integrado ao projeto pedagógico da escola, colaborando para a formação de cidadãos críticos e criativos, capazes de produzir nas diversas mídias.

Objetivos:
Proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação - TV e Vídeo, Informática, Rádio e Material Impresso - de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem, promovendo a diversificação de linguagens e o estímulo à autoria em diferentes mídias.

Público Alvo:
Professores da Educação Básica, incluindo aqueles de Educação de Jovens e Adultos, de Educação Especial e de Educação Profissional que preferencialmente estejam em sala de aula.

Pré-requisito mínimo para inscrição:
Ter uma caixa postal eletrônica que lhe permita receber e enviar e-mails, bem como, trabalhar com anexos nas mensagens; possuir noções básicas de informática que possibilitem a navegação na Internet e disponibilidade de tempo para acessar com freqüência o ambiente e-Proinfo, a fim de acompanhar as interações, as atividades e as novidades do curso. É necessário, ainda, disponibilidade para participar de no mínimo dois encontros presenciais obrigatórios que compõem a carga horária do curso

Importante - Curso on-line:
O Curso será oferecido na modalidade on-line, utilizando o ambiente de aprendizagem, e-proinfo e, por isso, requer estratégias diferentes de um curso presencial. São previstos pelo menos dois encontros presenciais, um no início e outro ao final do curso, podendo haver mais um caso seja necessário.
Vale destacar que em um curso on-line, o cursista constrói sua aprendizagem de forma autônoma, administrando o tempo, o ritmo e o horário de seu estudo, interagindo com os materiais didáticos e com os participantes (tutor e colegas) por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Avaliação:
A avaliação visa garantir o desenvolvimento integrado e contínuo das aprendizagens e competências e, portanto, incluirá procedimentos de auto-avaliação, avaliação das atividades propostas, participação nos fóruns e chats.

Carga Horária e Certificação do Curso:
O programa está estruturado em módulos dedicados às mídias e sua gestão no espaço escolar.
- A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizará os Ciclos Básico e Intermediário do programa possibilitando capacitação, com carga horária total de 180 horas, que será certificada como Aperfeiçoamento, no caso dos cursistas com graduação ou Extensão para os cursistas que não possuam o curso de graduação concluído. Encerramento previsto para 2011.
- A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizará o Mídias na Educação - Básico, com carga horária total de 120 horas, que será certificado como Extensão. Encerramento previsto para 2010.

O Curso “Mídias na Educação” foi desenhado para você, educador. Participe do curso e você verá a alegria que é produzir, criar e descobrir novos caminhos de aprendizagem.

CONTATO PARA INFORMAÇÕES:
Encerradas as inscrições a SEEDUC/RJ entregará à SEED/MEC a relação com todos os inscritos.
A SEED/MEC fará a distribuição das inscrições para as Universidades que, a partir de então assumirão os contatos com os cursistas.
Todas as informações relacionadas ao curso como cronograma de atividades, data de encontros presenciais, etc, são de responsabilidade das Universidades (UFRJ & UFRRJ), que ficarão encarregadas de fazer contato com seus cursistas.


Coordenação de Tecnologia Educacional do Estado do Rio de Janeiro